É uma técnica utilizada para identificar, visualizar, e analisar as etapas e atividades de um processo dentro de uma organização. Obtendo uma compreensão clara de como um processo funciona, quem está envolvido, quais são os recursos utilizados, e identificando possíveis áreas de melhoria.
Seu objetivo é ajudar a otimizar operações, reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços ou produtos.
Para que um processo de fechamento contábil e financeiro seja eficaz dentro das empresas, é de estrema importância que as bases dos números apurados sejam sólidas sem margem de erros.
As bases estando sólidas, consequentemente, os relatórios levarão a diretoria a tomar decisões 100% assertivas.
A conciliação e reconciliação contábil, como indica o próprio termo, envolve uma análise detalhada de todas as contas contábeis para garantir que nenhuma seja negligenciada.
Através dessa prática, são examinados detalhes que podem ter sido ignorados anteriormente, aprimorando assim o rigor analítico e investigando todos os aspectos dos números apresentados. Expressando de maneira clara através de exames esmiuçador com o intuito de reconhecer pendências e necessidades de ajustes contábeis.
Portanto, elaborar conciliação e reconciliações dos registros contabilizados mensalmente, nos garante a integridade das informações apresentadas
A auditoria de condomínios é um processo de verificação e análise das contas e das práticas de gestão financeira de um condomínio. O objetivo é garantir que as finanças do condomínio estejam sendo administradas de forma transparente, correta e conforme as normas legais e regulamentares.
Pode ser realizada de forma periódica (anual, por exemplo) ou pontual, especialmente quando há suspeitas de irregularidades ou quando os condôminos desejam maior transparência sobre a gestão financeira do condomínio.